FANDOM


Pó filme

O Pó como é visto no filme.

O , sraf ou matéria escura é uma das partículas elementares da matéria. Ele que estabelece a racionalidade de alguns seres, como humanos, mulefas, galivespianos, etc.

SurgimentoEditar

O Pó surgiu quando a matéria passou a compreender a si mesma. A cerca de 40 mil anos atrás, o Pó começou a se condensar, formando uma complexa estrutura, e o primeiro anjo dos mundos: a Autoridade. A partir daí outros anjos começaram a surgir.

Paralelamente, o Pó agia e afetava as criaturas do mundo. Após a Grande Guerra, algumas criaturas foram tão afetadas pelo Pó que se tornaram conscientes. Passaram a ter emoções como amor, tristeza e prazer carnal. Por este motivo o Pó é visto pelo Magisterium como a prova física do pecado original.

EquilíbroEditar

Há 300 anos, a faca sutil foi criada pela liga de filósofos da Torre degli Angeli. Esta faca dava a quem soubesse usá-la o poder de abrir portas entre os mundos. A borda das portas abertas pela faca criava uma pequeno vazio que sugava e desaparecia com o , o que começou a causar um sério desequilíbrio entre o fluxo de Pó pelos mundos. Este fato foi bastante impactante para os mulefas. Se o pó deixasse de existir, todas as criaturas racionais tornariam-se apenas animais, conduzidas apenas pelos instintos.

VisibilidadeEditar

O Pó é invisível ao olho humano, mas em algumas ocasiões pode ser visto como partículas douradas cintilantes. Ele é visto pelos mulefas, pela luneta âmbar e quando ele se aproxima do Abismo.

NomenclaturaEditar

O Pó têm vários nomes. No mundo de Lyra, ele foi descoberto por Boris Mikhailovitch Rusakov, que posteriormente foi interrogado pelo Magisterium. Assim que provada a existência das partículas, elas passaram a se chamar Partículas de Rusakov.

O nome "Pó" veio depois, de uma das interpretações de uma das passagens da Bíblia:

Comerás o pão com o suor do teu rosto até que voltes à terra, de que foste tomado: porque tu és pó, e em pó te hás de tornar...

De acordo com Lorde Asriel, o versículo também poderia ser traduzido como “serás sujeito ao pó”. Embora não houve um consenso, a palavra pó era simples e fácil, e assim as partículas ficaram conhecidas como Pó.

No mundo de Will o Pó se chama partículas de sombra ou Sombras, por que pouco se sabe sobre ele. Ele é estudado por várias equipes de cientistas, entre elas existe uma na qual participam Mary Malone e Oliver Payne.

No mundo dos mulefas, embora estes não desenvolveram as ciências, o é conhecido por que ele pode ser visto pelos mulefas. É chamado de sraf.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória