FANDOM


Este artigo é sobre a trilogia. Para outros significados, veja The Book of Dust (desambiguação).

The Book of Dust capa

Capa provisória do primeiro volume de The Book of Dust.

O Livro das Sombras é uma trilogia de livros complementar à trilogia principal de Fronteiras do Universo, de Philip Pullman. Originalmente a trilogia foi anunciada em 2003 como um único livro[1], mas em fevereiro de 2017 foi revelado que seria uma trilogia[2][3].

Os três livros de The Book of Dust são o quarto, quinto e sexto livros complementares à trilogia principal, depois de A Oxford de Lyra, Once Upon a Time in the North e The Collectors

Pré-lançamentoEditar

Data de lançamentoEditar

Desde o anúncio do desenvolvimento do livro em 2003, a data de lançamento do livro vêm sendo adiada. Pullman já havia afirmado que o livro seria concluído provavelmente em 2015 e publicado no ano seguinte [4], mas depois disse que provavelmente seria lançado no final de 2016 [5]. Em julho de 2016, Philip disse que o livro está "no caminho para sua conclusão"[6]. Em dezembro de 2016, Pullman afirmou que o livro provavelmente será lançado no final de 2017 [7].

Finalmente, em fevereiro de 2017, foi anuncando que The Book of Dust será uma trilogia e que o primeiro livro será lançado no dia 19 de outubro de 2017[3]. O segundo volume da trilogia já está pronto, e Pullman atualmente trabalha no terceiro volume[3]. Apesar disso, nenhum dos volumes ganhou um título ou capa oficial[8].


HistóriaEditar

Pullman disse que o livro pode ser publicado em dois volumes, um tratando de eventos antes de A Bússola de Ouro e outro tratando de eventos posteriores a A Oxford de Lyra[9], quando Lyra estivesse com aproximadamente 16 anos de idade[10].

O grande livro[11] tratará "sobre o "[12] e outros assuntos teológicos que foram levantados durante a trilogia[11]. Pullman também revelou que, apesar de não ser uma prequela ou sequela, ele será sobre Lyra em um outro momento de sua vida[13].

Em maio de 2016, Philip Pullman afirmou em uma entrevista que prometeu deixar seu cabelo crescer até que concluísse o livro. Ainda na mesma entrevista, Pullman diz que o tema do livro será "a necessidade da imaginação. Permitindo ela nas nossas vidas e na maneira que lidamos uns com os outros e pensamos sobre nós mesmos."[14].

Em fevereiro de 2017, Philip Pullman confirmou que The Book of Dust será uma trilogia, e que o primeiro volume será lançado em outubro. A história do primeiro livro se passará 10 anos antes dos eventos da trilogia Fronteiras do Universo, e os dois últimos livros 10 anos depois. A história não será complementar, mas sim adjacente à trilogia principal. Haverão personagens já familiares aos leitores de Fronteiras do Universo, incluindo um garoto visto no começo da aventura de Lyra, e ele é levado a uma grande aventura[15].

VolumesEditar

ReferênciasEditar