FANDOM

Mundo de Lyra.jpg

O mundo de Lyra em um quadro exibido no filme.

O Mundo de Lyra é um dos muitos mundos que existem, e é onde Lyra Belacqua vive.

A história de A Bússola de Ouro se passa inteiramente no mundo de Lyra, enquanto em A Faca Sutil e A Luneta Âmbar este mundo tem uma menor importância. Os eventos de A Oxford de Lyra e Once Upon a Time in the North também acontecem inteiramente neste mundo.

HabitantesEditar

O mundo de Lyra é habitado principalmente por humanos e seus dimons, mas também existem sociedades importantes como as das feiticeiras e dos panserbjornes.

HumanosEditar

Artigo principal: Humanos

Os humanos são a espécie racional dominante no mundo de Lyra, sendo os únicos seres que possuem dimons. A sociedade dos humanos é extremamente complexa, possuindo também um conhecimento avançado de tecnologia e ciência.

DimonsEditar

Artigo principal: Dimons

O mundo de Lyra é o único na série em que parte da alma dos humanos assumem uma forma física (de animal), e são chamados de dimons. Como são parte fundamental de uma pessoa, um ser humano sem dimon é visto como uma aberração, e vice-versa. Existe também um tabu neste mundo onde uma pessoa não deve tocar no dimon da outra: apenas dimons podem se tocar.

Quando uma pessoa ainda é uma criança, seu dimon pode se transformar em vários animais. Quando a pessoa passa da infância para a adolescência, este dimon vai se fixar em um animal só, que representa a personalidade desta pessoa.

FeiticeirasEditar

Artigo principal: Feiticeiras

Feiticeiras são mulheres com capacidades sobre-humanas como uma longa expectativa de vida, voo, resistência ao frio e a doenças e capacidade de se distanciar de seus dimons por grandes distâncias. As feiticeiras vivem no Norte, e são dividida em clãs, cada qual possui uma Rainha escolhida através da hereditariedade.

A relação das feiticeiras com os humanos é relativamente neutra. As feiticeiras possuem cônsules que as mantém informadas das atividades dos humanos.

PanserbjornesEditar

Artigo principal: Panserbjornes

Panserbjornes são grandes ursos que vivem em Svalbard. Apesar de serem brancos como os ursos polares, são maiores que eles, possuem poleagarDiferente de ursos polares comuns

Fauna e floraEditar

A fauna e a flora do mundo de Lyra é similar à do mundo de Will, mas existem alguns seres únicos, como os vegetais pinheiro nubígeno e musgo-de-sangue e dentro da fauna os humanos, feiticeiras, dimons, pansebjornes e avantesmas-dos-penhascos, embora estes últimos não sejam originários deste mundo.

O MagisteriumEditar

Artigo principal: Magisterium

O Magisterium é uma organização que controla assuntos científicos e religiosos (muitas vezes chamados de filosóficos). O Magisterium possui várias divisões, conforme seus interesses, como por exemplo o Conselho Geral de Oblação, o Tribunal Consistorial de Disciplina e a Sociedade da Obra do Espírito Santo. O Magisterium é uma organização extremamente influente no mundo de Lyra.

TecnologiaEditar

A tecnologia do mundo de Lyra é relativamente avançada, com o conhecimento da energia elétrica (chamada de energia anbárica) e o uso de veículos como carros, carroças e zepelins. Entretanto, a tecnologia parece ser mais limitada em comparação à do mundo de Will, por exemplo, onde os carros são muito mais avançados e numerosos e já se conhecem os computadores.

GeografiaEditar

A geografia do mundo de Lyra é muito similar ao de Will, mas com diferenças notáveis. Enquanto alguns lugares são muito parecidos e chamados da mesma maneira, outros recebem nomes diferentes (Reino de Auster para Austrália, Alto Brasil para Brasil) ou completamente distintos (Nova Dinamarca para Estados Unidos e Tartária para o oeste russo). São alguns lugares conhecidos:

  • Moscóvia
  • Inglaterra
  • Alto Brasil
  • Tartária
  • Texas
  • Nova Zembla
  • Genebra
  • Germânia
  • Lapônia

TerminologiaEditar

Além das características supracitadas, o mundo de Lyra difere do mundo de Will, que corresponde ao nosso, pelas palavras que dão significado a algumas coisas. São algumas destas palavras:

  • Aeróstata: Aeronauta
  • Água-de-colônia: Perfume
  • Anbárico: Eléctrico
  • Brantwijn: Conhaque
  • Chocolatl: Chocolate quente
  • Docas Aéreas: Aeroporto
  • Electrum: Âmbar
  • Girocóptero: Helicóptero
  • Lançador de fogo: Catapulta
  • Marchpane: Marzipã
  • Nafta: Óleo
  • Óleo pétreo: Petróleo
  • Pó: Matéria escura
  • Procedência: Intervenção divina
  • Teologia experimental: Física
  • Zepelim: Dirigível

GaleriaEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória