FANDOM

A bussola de ouro capitulo 10.jpg
Iorek Byrnison um panserbjorne, rei de Svalbard.

PassadoEditar

Iorek Byrnison, juntamente com Iofur Raknison, foi um príncipe de Svalbard.

Iofur Raknison, com a ajuda de Marisa, deu uma droga entorpecente para Hjalmur Hjalmurson que mais tarde veio a batalhar com Iorek Byrnison por uma fêmea. Como estava drogado, Hjalmur não desistia da luta mesmo quando sua vitória era óbvia, e por este motivo Iorek teve que matá-lo. Porém, a legislação dos panserbjornes proíbe este ato, e assim Iorek Byrnison teve sua armadura confiscada e foi exilado de Svalbard. Assim Iofur se tornou rei de Svalbard.

Sem amadura, Iorek vagou pelo arquipélago de Svalbard, onde achou uma mina de ferro-celeste onde fez uma nova armadura. Posteriormente foi parar em Trollesund, onde foi embebedado pelos moradores locais e teve sua armadura roubada, e desde então passou a trabalhar no entreposto de trenós da cidade em troca de comida e bebida.

Em A Bússola de OuroEditar

Farder Coram e Lyra tomam conhecimento da presença de Iorek em Trollesund através de uma dica dada pelo Dr. Lanselius. Com a ajuda de Lyra e seu aletiômetro, Iorek consegue recuperar a sua armadura e fica em dívida com ela, acompanhando ela e os gípcios na campanha de Bolvangar.

Durante o percurso, Lyra e Iorek se tornam amigos, e o urso passa a chamá-la de "Lyra da Língua-de-Prata"(no livro a tradução é de Lyra da Língua Mágica) depois que ela conseguiu enganar Iofur Raknison.

IlustraçõesEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória