FANDOM


Feiticeiras são mulheres que habitam o Norte do Mundo de Lyra e que possuem uma série de capacidades sobre-humanas.

Cultura e sociedadeEditar

Embora não sejam uma espécie distinta dos humanos, as feiticeiras só nascem de outras feiticeiras. Quando uma feiticeira tiver um filho com um homem, nascerá uma feiticeira se este filho for uma menina, pois não existem "feiticeiros".

Na infância as meninas nascidas de feiticeiras passam por um ritual onde são obrigadas a atravessar uma terra estéril e desolada onde nenhum dimon pode entrar. Depois do ritual, a menina se torna uma bruxa e ela e seu dimon adquirem a capacidade de poderem se afastar por grandes distâncias, até quilômetros. Por ser uma capacidade adquirida, os humanos também têm esta possibilidade, como acontece com Lyra, Will e seus dimons. Como aconteceu com Serafina Pekkala, Lyra e Will, os dimons separados culpam e castigam seus parceiros pela dor e sofrimento sentidos com a separação, se mantendo afastados, mas eventualmente voltam a eles.

Além de poderem se afastar de seus dimons por quilômetros, feiticeiras possuem uma grande expectativa de vida, com algumas vivendo pouco mais de mil anos. Além disto, são fisicamente mais resistentes que os humanos, não possuindo sensação de frio e não terem doenças, por exemplo.

Uma das características mais marcantes das feiticeiras é que elas possuem a capacidade de voar quando montam em um galho de pinheiro-nubígeno, que cresce no Norte do mundo de Lyra.

As feiticeiras vivem em clãs, e vários existem conforme os interesses das feiticeiras que o compõem. Os clãs são liderados por uma rainha, que se morrer, passará sua liderança para a filha. Além disto, na sociedade das feiticeiras não existe bens e nem moeda de troca. Apesar de apenas feiticeiras mulheres constituírem estes clãs, os homens são tomados como amantes para gerarem filhos ou até mesmo empregados, como Martin Lanselius, Cônsul das feiticeiras em Trollesund.

Por estarem muito ligadas ao ar e ao voo (as feiticeiras preferem "desistir de respirar do que desistir de voar") a grande maioria, se não todos, dos dimons das feiticeiras se fixam em aves.

As feiticeiras cultuam uma deusa chamada de Yambe-Akka, a deusa da morte. Por associar uma deusa à morte, as feiticeiras devem ser politeístas, associando deuses a outras manifestações da natureza.

FeiticeirasEditar

Clãs de feiticeirasEditar

Outros feiticeirosEditar

Durante A Faca Sutil, Ruta Skadi, quando vai até a fortaleza de basalto, descobre que existem feiticeiras em outros mundos, feiticeiras que vivem tanto quanto os humanos e feiticeiros homens.

CuriosidadesEditar

  • Nas primeiras edições do livro em português, witches foi traduzido para bruxas.
  • O clã Taymyr, mencionado em A Faca Sutil, não aparece no mapa de John Parry das terras das feiticieras. Talvez seja um clã menor, ou foi um equívoco do autor.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória