FANDOM


Livro3 capitulo22.jpg
Mundo dos mortos Folio Society.jpg

Fantasmas no mundo dos mortos.

Os fantasmas são remanescentes de seres conscientes já que morreram (humanos, galivespianos, mulefas...). Sua existência é revelada em A Luneta Âmbar.

HistóriaEditar

Os fantasmas existem desde que o primeiro ser consciente morreu, há cerca de 33.000 anos atrás. Quando um ser consciente morre, seu fantasma é guiado para o mundo dos mortos pela sua morte[1], onde é condenado a viver eternamente atormentado pelas harpias[2].

Em 1997, quando Lyra, Will e os galivespianos visitam o mundo dos mortos, o Cavaleiro Tialys faz um acordo com as harpias, que passam a deixar os fantasmas saírem pela porta aberta por Will após contar a história de suas vidas. Assim que atingem o mundo exterior, os fantasmas podem escolher se desfazem e deixam de existir[3].

CaracterísticasEditar

Os fantasmas são vultos translúcidos, mas ainda visíveis, frios, intocáveis pelos seres vivos, não possuem peso (ou são muito leves) e não conseguem falar mais alto do que um sussurro[2]. Pelo longo tempo ao qual estão expostos no mundo dos mortos, os fantasmas aos poucos vão se esquecendo de como foram na vida, seus nomes e seus dimons (para aqueles que os possuem). Depois de muito tempo, muitos simplesmente deitam e adormecem, até que se esqueçam de tudo.

Os fantasmas podem interagir com o mundo dos vivos, como quando Lyra conversou com Roger em seus sonhos[4].

Pela sua natureza etérea, os fantasmas podem lutar com seres semelhantes, como espectros[5] e possivelmente anjos. Como estas criaturas, provavelmente são vulneráveis à faca sutil.

Lendas do mundo de LyraEditar

Enquanto Lyra viaja para o Norte com os gípcios, contam-se sobre outros tipos de fantasmas, que estão geralmente relacionados às florestas do Norte, como os Nalkainens, chupadores de ar e sem-ares[6]. Lyra e Pantalaimon já presenciaram um fantasma no quarto deles[7], e Pantalaimon já viu um fantasma em Godstow[8]. Não se sabe se estes outros tipos de fantasmas realmente existem ou são apenas lendas, visões ou pesadelos.

GaleriaEditar

ReferênciasEditar

  1. A Luneta Âmbar, Capítulo 19. Lyra e sua Morte
  2. 2,0 2,1 A Luneta Âmbar, Capítulo 22. Os Sussurantes
  3. A Luneta Âmbar, Capítulo 23. Sem Saída
  4. A Luneta Âmbar, Capítulo 1. A Adormecida Enfeitiçada
  5. A Luneta Âmbar, Capítulo 26. O Abismo
  6. A Bússola de Ouro (livro), Capítulo 6. As Tarrafas
  7. A Bússola de Ouro (livro), Capítulo 3. A Jordan de Lyra
  8. A Bússola de Ouro (livro), Capítulo 9. Os Espiões

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória