FANDOM

Dimons (também daemons ou ainda dæmons), são manifestações com forma de animal da alma de um ser racional. Na série, eles só aparecem naturalmente no mundo de Lyra, mas na verdade todos os seres racionais possuem um dimon.

SobreEditar

Possuem a forma de um animal e acompanha o dono com a mesma personalidade, jeito, etc. Como um só ser eles compartilham pensamentos e sentimentos. Quando seu humano morre, o dimon simplesmente desaparece. Matar um dimon faz a pessoa morrer também.

Os dimons possuem nomes, mas não sobrenomes como seus humanos. O nome de um dimon é dado pelos pais de seu humano.

Na trilogia, eles só aparecem fisicamente nos humanos e feiticeiras do mundo de Lyra, mas também existem dimons "invisíveis" em outros seres racionais, que podem ser vistos através de treinamento. Algumas vezes, os dimons inivsíveis podem tornar-se visíveis, como aconteceu com Will e John Parry.

Dimons não podem se afastar mais que alguns metros se seus humanos, e fazer isso causa uma dor física e emocional em ambos. Quando homem e dimon se afastam demasiadamente por um longo período, a ligação entre eles "estica", tornando a possibilidade de distanciamento muito maior. É o que as feiticeiras fazem quando crianças para poderem se afastar tanto de seus dimons.

TabuEditar

No mundo de Lyra, que é onde os dimons aparecem, há uma regra instintiva em relação aos dimons: Humanos não podem tocar dimons de outros humanos a não ser o seu, e vice-versa. Como Lyra descreve, é "errado".

Os únicos casos na trilogia do rompimento do tabu foram três, ambos com Lyra e Pantalaimon, um em cada livro.

FormasEditar

Os dimons podem tomar várias formas. Quando a pessoa é uma criança ainda, eles podem mudar de forma quando desejarem, obviamente com certas limitações. Quando as pessoas se tornam adultas, seus dimons tomam uma forma fixa, dependendo da personalidade e região da pessoa. Abaixo está a lista dos animais em que os dimons podem se transformar ou fixar.

  • Arminho
  • Besouro
  • Borboleta
  • Cães
  • Galgo
  • Cabrito montês
  • Carcaju
  • Cobra
  • Coelho
  • Dragão
  • Esquilo
  • Gaivota
  • Gato
  • Golfinho
  • Gralha
  • Grilo
  • Leão
  • Lebre
  • Lêmure
  • Lince
  • Lobo
  • Mariposa
  • Marmota
  • Marta
  • Macacos
  • Babuíno
  • Mico-leão-dourado
  • Morcego
  • Mosca
  • Pantera
  • Pássaros
  • Andorinha-do-mar
  • Arara
  • Calhandra
  • Coruja
  • Corvo
  • Papa-mosca
  • Pintassilgo
  • Rouxinol
  • Tentilhão
  • Porco
  • Raposa
  • Raposa do Ártico
  • Rato
  • Sapo
  • Texugo