Wiki Fronteiras do Universo
Registre-se
Advertisement
Aletiômetro artefato

O aletiômetro (do grego alétheia, verdade + metro, medida) é um instrumento "medidor da verdade", ou seja, pode ser utilizado para responder qualquer pergunta.

História[]

De acordo com Martin Lanselius, um instrumento que precedeu o aletiômetro foi criado em Praga, com uma função astrológica, de mostrar as influências dos planetas, inicialmente de Marte ou Vênus, assim como uma bússola reage ao norte magnético. Embora o instrumento tenha falhado nesta função, ele respondia a algo.

Aparentemente a função do instrumento permaneceu um mistério até 1697, quando símbolos foram adicionados a ele. Provavelmente foi nesta época descobriu-se que ele podia responder perguntas. Depois, mais cinco aletiômetros foram criados. Destes seis, cinco foram confiscados pelo Magisterium e o último foi parar nas mãos de Lorde Asriel, que depois o entregou ao Reitor de Jordan.

Funcionamento[]

O aletiômetro possui 36 símbolos e quatro ponteiros. O usuário deve girar três ponteiros para apontar para três símbolos, que formularão uma pergunta. Depois, o quarto ponteiro vai apontar para outros símbolos, que darão a resposta. Durante a trilogia, é explicado que o é o responsável pelo funcionamento dos aletiômetros, assim como muitos outros métodos de previsão

Aletiometristas[]

Aletiometristas é como são chamadas as pessoas que possuem a capacidade de interpretar a simbologia dos aletiômetros. Os aletiometristas conhecidos são:

Um aletiometrista precisa de anos de estudos para aperfeiçoar a leitura do aletiômetro. Lyra é a única pessoa que conseguia ler o aletiômetro sem prévios estudos ou um livro de significados, muito provavelmente sob influência do para cumprir o seu destino. Durante os eventos de A Luneta Âmbar, Lyra perde esta capacidade.

Curiosidades[]

  • Nas primeiras versões dos livros em português, o aletiômetro era chamado de aletômetro.
Advertisement